Inadimplência escolar: Descubra como reduzir – EDUBLOG

A inadimplência escolar é um problema recorrente em 93% das instituições de ensino, é também uma das responsáveis pela falência de muitas escolas.

Por isto é de suma importância evitar que a inadimplência saia do controle no seu estabelecimento e, caso contrário, terá sérios problemas com o fluxo de caixa, e consequentemente todo o funcionamento da instituição.


Normalmente a inadimplência acontece por falta de planejamento financeiro dos pais ou responsáveis pelo pagamento da escola. Tendo em vista a situação atual do pais, ainda é comum a crise econômica se manifestar cada vez mais em todos os setores. Infelizmente, por conta disso, há muitos pais se vendo obrigados a retirar seus filhos de escolas particulares.

Para evitar a evasão da sua escola por conta de motivos que levam à inadimplência, é fundamental se precaver e oferecer condições que não prejudiquem nem a escola, e nem os pais a ponto de levá-los a desistência de manter seus filhos ou tutelados em sua escola.

Algumas ações simples podem auxiliar na redução da inadimplência escolar quando implantadas:

Mensalidade via boleto bancário

O boleto bancário é um método de pagamento antigo, porém todos nós já estamos familiarizados. É simples e, na grande maioria dos casos, não precisamos sair de casa para pagá-lo, graças a facilidade do internet banking e dos leitores de código de barras disponíveis na maioria dos Apps dos bancos.

Hoje, os boletos bancários são obrigatoriamente registrados nos bancos, isto não é vantajoso para as escolas, apesar de ser muito vantajoso para as instituições financeiras, infelizmente, hoje, o registro é obrigatório. Como vantagens, este método de pagamento pode ser entregue via Correio, ou enviado na agenda dos alunos, também pode ser enviado por e-mail o que inclusive, reforça o lembrete para os pais, e também pode ser disponibilizado de forma online caso a escola adquira um sistema de gestão escolar que tenha este recurso.

Terceirize a cobrança dos atrasados

É comum que os pais venham até a direção da escola para conversar sobre mensalidades atrasadas. É claro que cada situação é uma situação, mas a escola pode ir à falência se relevar a situação de todos. Uma forma de não cair em tentações neste sentido é terceirizando a cobrança das mensalidades atrasadas. Outra boa alternativa é usar um sistema de gestão financeira para fazer a cobrança automatizada, indicamos o www.edufenix.com.br.

Especialista em sistemas de Gestão Escolar

Crie descontos de adimplência

Uma ótima estratégia para incentivar o pagamento em dia, é conceder descontos para pagamentos antecipados ou até o vencimento. Além disso, quem pagar antecipadamente, além do desconto, pode ganhar cupons para a participação de uma espécie de sorteio, ou premiação periódica. Estas são formas de estimulá-los a continuar pagando as mensalidades em dia mesmo em situações de aperto, pois se perderem o desconto, será mais difícil resolver a inadimplência.

Crie premiação para os bons pagadores

Esta parece óbvia, mas é importante mencionar. Além da dica anterior para acabar com a inadimplência escolar, você também poderá criar um plano com pontuações anuais aonde o aluno que tiver boas notas, não faltar e tiver pago todas as mensalidades em dia ganha um prêmio no final do ano.

Envie lembretes para os clientes

Esta dica é com certeza de suma importância para qualquer estabelecimento comercial, não somente na gestão escolar. Muitas são as vezes em que o responsável financeiro simplesmente esquece de fazer o pagamento a tempo. Nestes casos, que não são poucos, recebendo um alerta, ou um lembrete ele irá lembrar e pagar até a data correta.

Perguntas frequentes sobre a inadimplência escolar:

Escola particular pode recusar matricula aluno inadimplente?

Sim, de acordo com o Art. 5º da Lei 9.870/99 que versa sobre as anuidades escolares, as escolas podem se recusar a matricular alunos inadimplentes.

Art. 5º Os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matrículas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.

Escolas particulares podem se recusar a aplicar provas ou reter documentos de alunos devedores?

Não, as escolas são proibidas de submeter o aluno ou os pais a qualquer tipo de constrangimento em virtude da falta de pagamentos.

Vejamos o que diz o Art. 42º do Código de Defesa do Consumidor CDC Lei 8.078/90:

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

Já a Lei 9.870/99 que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares em seu Art. 6º estabelece que

Art. 6º São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9870.htm

Escolas privadas podem se negar a dar a transferência para alunos inadimplentes?

Não, escolas particulares não podem se negar a conceder quaisquer documentos necessários para a transferência do aluno para outras instituições de ensino. No entanto a lei permique que faça cobrança dos pagamentos em aberto utilizando meio de notificações, protestos ou ações judiciais.

O Art. 5º da 9.870/99 em seu parágrafo § 2o diz que os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior deverão expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

Conclusão

A inadimplência é a causa da falência de muitas instituições de ensino. Neste artigo aprendemos que ações bem simples podem reduzir significativamente a inadimplência e melhorar a saúde financeira da sua escola.

E para lhe auxiliar na redução da inadimplência escolar, a utilização de sistemas de gestão escolar simples e flexíveis à realidade da sua escola é fundamental neste processo. A melhor indicação que podemos dar quando se trata de sistema de gestão educacional financeira online e principalmente, flexível é o Edufenix – Gestão Escolar, juntamente com a empresa detentora deste sistema, Cepedê, irão se tornar um aliado na busca dos objetivos de sua instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *